domingo, 19 de agosto de 2007

INCIDENTE COM AVIÃO DA GOL - GENTE FAMOSA A BORDO!

19/08/2007 - 15h27


Avião da Gol com equipe de Zezé Di Camargo e Luciano sofre incidente

da Folha Online

Um avião da Gol teve problemas na decolagem no aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia. O vôo tinha como destino o aeroporto internacional de Guarulhos (Grande SP) e levava a equipe da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

Luciano e Zezé não estavam a bordo. Ambos seguiam para Unaí (MG) em seu jatinho, onde farão show ainda hoje.

Mapa de Goiás mostra a região onde o avião da Gol abortou a decolagem neste domingo




O avião estava em alta velocidade, pronto para decolar, no final da pista, quando houve uma movimentação brusca. "Estava prestes a decolar quando parou abruptamente", afirma Arleyde Caldi, assessora da dupla.

Ela estava no avião com Flávia Fonseca, mulher de Luciano, e o DJ Puff, convidado para uma festa de aniversário promovida pelos cantores. Flávia teve escoriações no braço.

Flávia comprou outra passagem de avião, desta vez da TAM, para voltar à capital paulista às 18h. "A maioria dos passageiros está no saguão do aeroporto sem nenhuma informação, sem saber em que vôo vai voltar."

Ela conta ainda que conversou com o marido. "Falei com Luciano. Ele está histérico, muito preocupado."

O avião está em solo. A Gol não se pronunciou. A equipe da dupla saía de Goiânia no vôo 1355, que tinha saída programada para as 14h e chegada a Cumbica prevista para 15h30.

COMENTÁRIO

Passageiros que não usam cintos bem apertados na decolagem do avião podem sofrer sérios danos físicos. A aeronave é preparada para a corrida de decolagem e o sistema de FREIOS AUTOMÁTICO = Auto Brake é ajustado para posição MAXIMUM.

Para leigos terem uma idéia da enregeia dos FREIOS AUTOMÁTICOS, existem 4 posições de energina dos freios:

RTO = Rejected Take OFF ( freada violenta, o que estiver solto ou mal atado vai voar dentro da aeronave, é a posição de maior energia )
Min = Minimum ou LOW
MED = Medium ou MIDDLE ou NORMAL
MAX = Maximum ou HIGH

Um pouso em pista molhada e escorregadia os pilotos devem escolher MEDIUM. Raramente usa-se MAXIMUM.

Freada motivada por Decolagem Rejeitada ( = abortada ) torna-se um perigo para passageiros negligentes. Cintos são designados para ser apertados.

A distância pequena entre as poltronas da frente e de trás, é um fator de ALTO RISCO para os passageiros sofrerem danos físicos.

Durante a corrida de decolagem os pilotos ficam aguardando o velocímetro atingir a velocidade V1, a qual é chamada velocidade de decisão.

É assim chamada porque se houver pane ANTES desta velocidade, a decolagem deve ser REJEITADA ( = abortada ). Porém se a pane acontecer desta velocidade em diante, a decolagem não deve ser REJEITADA, o piloto deve continuar a decolagem e gerenciar a pane no ar.

As primeiras informações da imprensa, através de passageiros, dizem que a roda do NARIZ da aeronave já estava no ar. É duvidoso que um piloto bem treinado tenha feito tamanha asneira.

Para que a roda do NARIZ já estivesse no ar, o Avião estaria na velocidade chamada Vr ( = velocidade de rotação ), portanto, com velocidade acima da V1 e não deveria mais REJEITAR a decolagem.

Se isto realmente aconteceu com a roda do NARIZ já no ar, ao serem ativados os Freios AUTOMÁTICOS, o trem-de-pouso do NARIZ desceu violentamente sobre a pista.

Como o relato é de uma passageira, não se pode ter convicção de que a roda do NARIZ já estava no ar realmente.

Nenhum comentário: