19/08/2007 - 15h27
Avião da Gol com equipe de Zezé Di Camargo e Luciano sofre incidente
da Folha Online
Um avião da Gol teve problemas na decolagem no aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia. O vôo tinha como destino o aeroporto internacional de Guarulhos (Grande SP) e levava a equipe da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.
Luciano e Zezé não estavam a bordo. Ambos seguiam para Unaí (MG) em seu jatinho, onde farão show ainda hoje.
O avião estava em alta velocidade, pronto para decolar, no final da pista, quando houve uma movimentação brusca. "Estava prestes a decolar quando parou abruptamente", afirma Arleyde Caldi, assessora da dupla.
Ela estava no avião com Flávia Fonseca, mulher de Luciano, e o DJ Puff, convidado para uma festa de aniversário promovida pelos cantores. Flávia teve escoriações no braço.
Flávia comprou outra passagem de avião, desta vez da TAM, para voltar à capital paulista às 18h. "A maioria dos passageiros está no saguão do aeroporto sem nenhuma informação, sem saber em que vôo vai voltar."
Ela conta ainda que conversou com o marido. "Falei com Luciano. Ele está histérico, muito preocupado."
O avião está em solo. A Gol não se pronunciou. A equipe da dupla saía de Goiânia no vôo 1355, que tinha saída programada para as 14h e chegada a Cumbica prevista para 15h30.
COMENTÁRIO
Passageiros que não usam cintos bem apertados na decolagem do avião podem sofrer sérios danos físicos. A aeronave é preparada para a corrida de decolagem e o sistema de FREIOS AUTOMÁTICO = Auto Brake é ajustado para posição MAXIMUM.
Para leigos terem uma idéia da enregeia dos FREIOS AUTOMÁTICOS, existem 4 posições de energina dos freios:
RTO = Rejected Take OFF ( freada violenta, o que estiver solto ou mal atado vai voar dentro da aeronave, é a posição de maior energia )
Min = Minimum ou LOW
MED = Medium ou MIDDLE ou NORMAL
MAX = Maximum ou HIGH
Um pouso em pista molhada e escorregadia os pilotos devem escolher MEDIUM. Raramente usa-se MAXIMUM.
Freada motivada por Decolagem Rejeitada ( = abortada ) torna-se um perigo para passageiros negligentes. Cintos são designados para ser apertados.
A distância pequena entre as poltronas da frente e de trás, é um fator de ALTO RISCO para os passageiros sofrerem danos físicos.
Durante a corrida de decolagem os pilotos ficam aguardando o velocímetro atingir a velocidade V1, a qual é chamada velocidade de decisão.
É assim chamada porque se houver pane ANTES desta velocidade, a decolagem deve ser REJEITADA ( = abortada ). Porém se a pane acontecer desta velocidade em diante, a decolagem não deve ser REJEITADA, o piloto deve continuar a decolagem e gerenciar a pane no ar.
As primeiras informações da imprensa, através de passageiros, dizem que a roda do NARIZ da aeronave já estava no ar. É duvidoso que um piloto bem treinado tenha feito tamanha asneira.
Para que a roda do NARIZ já estivesse no ar, o Avião estaria na velocidade chamada Vr ( = velocidade de rotação ), portanto, com velocidade acima da V1 e não deveria mais REJEITAR a decolagem.
Se isto realmente aconteceu com a roda do NARIZ já no ar, ao serem ativados os Freios AUTOMÁTICOS, o trem-de-pouso do NARIZ desceu violentamente sobre a pista.
Como o relato é de uma passageira, não se pode ter convicção de que a roda do NARIZ já estava no ar realmente.
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