domingo, 22 de julho de 2007

AULAS SOBRE A PARTE TÉCNICA!!!!

Envie para seus contatos que possivelmente podem estar fazendo confusão para que serve o reversor dos motores de aviões.

Eu e você sabemos, mas a maioria não tem a menor idéia e os que presumimos que deveriam saber, demonstram para imprensa que nada sabem.

Quando 2 (dois) professores, um da USP e outro professor de aerodinâmica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, disseram que os reversores fazem a "turbina" girar ao contrário, já passou da hora de um piloto explicar para os leigos.

Seqüência:

0 - alavancas de potência dos motores em Marcha Lenta ( = IDLE )


1 - todas rodas devem estar no solo ( Trem-de-pouso )


2 - spoilers abrem automatomático sobre as asas ( destruindo a força de sustentação que ainda resta sobre as asas )


3 - frear com os pedais ( não deve bombar os freios, apertar mantendo a pressão ) ou deixar o sistema de freio AUTOMÁTICO atuar: Low, Medium, High ( raramente usa-se HIGH, é violenta a freada )


4 - imediatamente levantar as alavancas dos Reversores


5 - o sistema hidráulico provê pressão para as Conchas serem abertas ( luz avisa que conchas estão abertas )


6 - acelerar moderadamente o motor, novamente, com as alavancas próprias dos reversores ( aceleração máxima não é permitida )


7 - baixar as alavancas dos Reversores quando a velocidade atingir 60 Knots = 111 Km/h assim fechando as Conchas


8 - continuar no eixo da pista até a velocidade cair para 20 Knots ( esta é avelocidade máxima de táxi )

Se você estiver observando após o pouso a aeronave taxiar muito lento, é um bom indício de que os freios foram usados em excesso e o tempo médio de resfriamento é de aproximadamente 30 minutos. Se a proxima decolagem estiver programada para antes dos 30 minutos, não vai ter freios.

Um comentário:

Anônimo disse...

As turbinas utilizadas pelos B737 depois da série 200 (300 em diante) e nos Airbus 319/320/321 não possuem "conchas".