A falta de fiscalização da Anac (Agência Nacional de Agência Civil) nas veias do sistema continua provocando as situações mais absurdas. O vôo 3820 da TAM, do Rio de Janeiro (Galeão) para Brasilia, teve sua decolagem abortada com a desculpa de não haver tripulaçao!
Os passageiros, a maioria de Brasília, que tinham ido ao Rio ver o Pan, permaneceram horas na sala de embarque até que aparecesse uma outra equipe de tripulantes da TAM, a Transportes Aéreos do Mico. A tripulação apareceu cinco horas depois. O fatop ocorreu neste sábado. Certamente a tripulação foi receber a mesma medalha que a Aeronáutica concedeu à Anac.
(da Coluna de Cláudio Humberto)
Meu filho viajou para Brasília , em 21/07 pela TAM e retornou a Curitiba em 22/07, pela GOL. Na ida o atraso foi de apenas uma hora, algo que ninguem mais reclama, pois já faz parte da vida de quem viaja, via aérea no Brasil.
O retôrno foi outra conversa. A previsão de embarque seria 18,40hs. O embarque se deu às 23,10hs. Durante esse perìodo os passageiros desse vôo: BSB- CWB-POA foram colocados como 'sardinhas' numa sala de embarque. As cenas de pessoas esparramadas pelo chão foram testemunhadas ao vivo por meu filho.
As desinformações dos funcionários da empresa eram constantes. Nada do que diziam batia com a realidade do que os passageiros experimentavam. Após certo tempo meu filho observou que o avião estava estacionado junto a um 'finger'. Perguntou ao funcionário da GOL , se a aeronave era aquela. A resposta foi positiva. Quiz saber. porquê, então, não se dava o embarque. A resposta para surpresa de todos foi a de que faltava a tripulação, que estaria vindo de Congonhas. A surpresa foi total.
De repente aparece na sala de embarque dois pilotos. Nessa hora um passageiro argentino perguntou a eles: "Que pasa?"
A resposta foi que faltava o restante da tripulação, os Comissários. Estes é que estavam vindo de São Paulo. O argentino com toda razão disse na bucha:" eso es una falta de dignidad". Os brasileiros tiveram que aceitar. Nós sabemos que è verdade.
Às 23,00hs chegou o restante da tripulação, deu-se o embarque e a chegada a Curitiba por volta da 01,05hs de 23/07. Felizes por chegarem sem maiores problemas...
Conclusão: O caso contado pelo CH e este ,por mim, comprova que a ANAC não controla absolutamente nada. Por isso a luta travada pelas empresas aéreas para a passagem do DAC para mãos civis. Sabemos que o número de passagens aéreas fornecidas para esse òrgão é um absurdo. Além disso, nota-se que as empresas deitam e rolam com essa ANAC. Isso não é contrôle que se faça. As empresas estão visivelmente fazendo overbooking; reduzindo custos pela falta de tripulações; não realizando manutenções preventivas e mesmo as necessárias, como no caso do vôo 3054; cancelando vôos para otimizar o uso de aeronaves ao máximo, pouco importando a situação dos passageiros. E a ANAC nada vê, nada fiscaliza, nada interfere. Por que será?
E vem o Chefe da Aeronáutica e condecora o Presidente da ANAC e mais três diretores, com a Medalha Santos Dumont. Uma dessas medalhadas, foi aquela que perguntou aos parentes das vìtimas do vôo 1907 se eles esperavam encontrar algum corpo inteiro entre os destroços. Depois foi flagrada dois dias após o acidente, numa festa em Salvador fumando um enorme charuto, provavelmente cubano.
Conclusão: O caso contado pelo CH e este ,por mim, comprova que a ANAC não controla absolutamente nada. Por isso a luta travada pelas empresas aéreas para a passagem do DAC para mãos civis. Sabemos que o número de passagens aéreas fornecidas para esse òrgão é um absurdo. Além disso, nota-se que as empresas deitam e rolam com essa ANAC. Isso não é contrôle que se faça. As empresas estão visivelmente fazendo overbooking; reduzindo custos pela falta de tripulações; não realizando manutenções preventivas e mesmo as necessárias, como no caso do vôo 3054; cancelando vôos para otimizar o uso de aeronaves ao máximo, pouco importando a situação dos passageiros. E a ANAC nada vê, nada fiscaliza, nada interfere. Por que será?
E vem o Chefe da Aeronáutica e condecora o Presidente da ANAC e mais três diretores, com a Medalha Santos Dumont. Uma dessas medalhadas, foi aquela que perguntou aos parentes das vìtimas do vôo 1907 se eles esperavam encontrar algum corpo inteiro entre os destroços. Depois foi flagrada dois dias após o acidente, numa festa em Salvador fumando um enorme charuto, provavelmente cubano.
Assim será muito difícil resolver os problemas existentes. Aliás eu tenho a certeza que com esse clima de 'laissez-faire' nada será resolvido. Até o próximo acidente a ser anunciado. ATÉ QUANDO? ( Plágio da capa da VEJA)
Edgard LC França
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