quinta-feira, 26 de julho de 2007

VIROU MACHO... e DEFENESTRADO...

Porto Alegre, 26 de julho de 2007
Videversus nº 761

Virou macho...

Milton Zuanazzi, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deu uma de valente em seu depoimento na CPI do Apagão Aéreo, na Câmara dos Deputados. Ele ameaçou processar todos os jornais e jornalistas que ousarem falar mal dele. Muito bem. Videversus toma a iniciativa: o senhor Milton Zuanazzi é um completo incompetente, um inábil absoluto, um despreparado, e deve sair logo do lugar que está ocupando. Sai daí, Zuanazzi, antes que morram mais 300. Está dito. Agora Videversus espera pelo processo.

PRESIDENTE DA INFRAERO JÁ FOI AVISADO QUE ESTÁ DEFENESTRADO
Depois de muita pressão, o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, foi informado nesta quarta-feira pela manhã que o ato de sua exoneração já estava pronto e que seria publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Ou seja, estava sendo defenestrado do cargo. O nome de seu substituto ainda não foi definido pela equipe do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.
A saída de José Carlos faz parte de Lula para mostrar que reage à crise detonada pela ocorrência do maior desastre da aviação civil brasileira, ao que tudo indica, ocasionada por uma decisão desastrada do governo, a de mandar abrir a pista principal de Congonhas quando ela ainda não tinha condições de uso, o que resultou em 200 mortes. Amigo de Lula, o petista José Carlos Pereira viu sua situação se deteriorar quando o Planalto determinou à Polícia Federal uma investigação sobre a reforma da pista principal de Congonhas.
Na semana passada, dois dias depois do acidente com o avião da TAM, o maior da história do país, Pereira disse que estava pronto para deixar o cargo. Aliados do governo e da oposição vinham pedindo a saída de Pereira da Infraero desde o acidente com o avião da Gol, em setembro passado, que resultou em 154 mortos. Após o acidente com o avião da TAM, a pressão ficou mais forte. Parlamentares de oposição responsabilizaram Pereira pela obra de recuperação das pistas do aeroporto de Congonhas. As pistas foram liberadas para pousos e decolagens antes da realização do chamado "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento da água) --que reduz o risco de derrapagens de aviões em casos de chuva.
"Esse acidente é mais um exemplo de que os dois não têm competência para controlar a crise aérea. Acho que os dois deveriam pedir demissão de seus cargos", disse a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) na semana passada.

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