segunda-feira, 23 de julho de 2007

O TESTE DO QUADRO A QUADRO

ESPECIALISTAS INFORMAM QUE A FILMAGEM DESTAS CÂMERAS NÃO É CONTÍNUA - EXISTE REALMENTE, COMO SERÁ NOTADO, PEQUENAS INTERRUPÇÕES. É MAIS UMA INFORMAÇÃO QUE NÓS, OS LEIGOS EM SEGURANÇA - ESPECIALMENTE EM SEGURANÇA AÉREA - ESTAMOS APRENDENDO. QUANTO MAIS INFORMAÇÃO, MELHOR ESTAREMOS PREPARADOS PARA COBRAR, NO FUTURO, EFICIÊNCIA DAS AUTORIDADES COMPETENTES. VALE A PENA CONFERIR O QUADRO A QUADRO.
MAIS UM DETALHE:

PALAVRAS DE UM ESPECIALISTA - As imagens não têm qualquer valor técnico, pois a aeronave que a precedeu, estava com peso muito abaixo do peso do TAM 3054, portanto pode parar antes, desacelerar antes e usar os reversores por menor tempo, se tiver usado.

Atenção! a diferença de tempo entre uma aeronave e a outra foi de aproximadamente 3 minutos. Neste tempo o vento pode mudar e o controlador de vôo não vai mudar a cabeceira da pista em uso, mas deveria avisar que o vento estaria com uma componente de cauda, pois os manuais de todos aviões tem restrições para pousar com componente de velocidade de vento de cauda e/ou lateral.
O VIDEO
É de 2 segundos o tempo que marca no relógio do canto superior direito de cada quadro para que o Airbus atravesse de um canto a outro do foco de filmagem. Isto significa que, cada quadro, representa aproximadamente 27 milésimos de segundo.


Do quadro 1 ao 6, não há movimento. Já quando entra o quadro 7, o avião dá um pulo. Do 7 ao 11, não há movimento. No 12 acontece um movimento bem característico da diferença que ocorre de um quadro para o outro, na velocidade alta em que estava o avião. Porém, do quadro 12 para o quadro 13, há um pulo tão grande quanto o que se percebeu na passagem do quadro 6 para o 7. Na passagem do 13 para o 14, há a normalidade do quadro a quadro, como já descrevi. Quadros 14, 15, 16 e 17 não há movimento. Dos quadros 16 e 17 para o 18 há uma estranha modificação dos contornos da aeronave. A que aparece no quadro 18 parece ser mais fina e mais longa - há também um ligeiro desvio de ângulo. É interessante reparar que, apesar desta mudança, a posição das asas das aeronaves em relação ao logotipo da Globo News (por trás do número do quadro) permanece a mesma, embora o tamanho dos aviões se altere.






Do quadro 18 para o 19 - novamente um salto. Do 19 ao 24, nenhum movimento. Do 24 para o 25, novamente um pulo. Do quadro 25 ao 29, nenhum movimento. Do 29 ao 30, movimento que seria o nermal de quadro a quadro na filmagem de um objeto que estivesse na velocidade em que estava o Airbus. Nos quadros 28, 29 e 30, observe o cículo amarelo em torno de uma luz que vinha de um prédio (provavelmente janelas iluminadas). Nos quadros 28 e 29, tudo na mesma. Já no quadro 29, a luz praticamente some (é como se o avião estivesse recortado - ainda que sobre um mesmo fundo - e fosse desencaixando ou destorcendo as imagens do fundo sobre o qual teria sido colocado). Do quadro 30 para o 31, novamente um salto e nova mudança de ângulo. Outra vez pode-se notar mudança no contorno da aeronave. Do 31 para o 32, nova alteração de contorno (tamanho). Do 32 ao 36, não parece haver deslocamento da aeronave.








Do quadro 36 para o 37, movimento que seria normal. Do 37 ao 43, aparentemente, não há deslocamento. Do 43 para o 44, movimento que seria o normal para quadro a quadro. Do 44 para o 45, normal. Do 45 ao 49, parado. Do 49 para o 50, normal. Do 50 para o 54, parado.







Do 54 para o 55, normal. Do 55 para o 56, normal. Do 56 para o 57, normal. Do 57 para o 61, parado. Do 61 para o 62, normal. Do 62para o 67, parado. Do 67 para o 68, normal. Do 68 para o 73, parado.















Do 73 para o 74, normal e deste último para o quadro 75, parado.


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