19/07/2007 - 08h49
da Folha Online
Um Fokker-100 da TAM arremeteu durante o procedimento de pouso na pista auxiliar no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), na manhã desta quinta-feira. Cerca de 20 minutos após a manobra, o avião pousou, em segurança, no mesmo aeroporto, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país).
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero afirmou que o avião arremeteu porque estava muito alto para pousar e que a estratégia de arremeter é comum.
O vôo 3400 havia decolado em Maringá (PR). Ele chegaria a Congonhas por volta das 7h20 mas, depois de arremeter, pousou às 7h42. O número de pessoas a bordo não foi confirmado.
Por:
da Folha Online
Um Fokker-100 da TAM arremeteu durante o procedimento de pouso na pista auxiliar no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), na manhã desta quinta-feira. Cerca de 20 minutos após a manobra, o avião pousou, em segurança, no mesmo aeroporto, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país).
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero afirmou que o avião arremeteu porque estava muito alto para pousar e que a estratégia de arremeter é comum.
O vôo 3400 havia decolado em Maringá (PR). Ele chegaria a Congonhas por volta das 7h20 mas, depois de arremeter, pousou às 7h42. O número de pessoas a bordo não foi confirmado.
Explicação:
Por:
George Rocha - Piloto Linha Aérea
Instrutor de Vôo (jatos)
Instrutor de Vôo (jatos)
No telejornal da TV Globo, Bom Dia Brasil de hoje, 19 JULHO 2007, e ainda no telejornal da TV Record, jornalistas assustaram o país com uma informação totalmente descabida.
Uma aeronave da TAM Fokker 100 fez uma ARREMETIDA quando estava fazendo o procedimento de aproximação final para pouso na cabeceira 17 R do aeroporto de Congonhas.
Eu quero esclarecer para os jornalistas e demais interessados, o que está ERRADO na divulgação que fizeram sem conhecimentos técnicos.
Os fatos.
Uma aeronave da TAM Fokker 100 fez uma ARREMETIDA quando estava fazendo o procedimento de aproximação final para pouso na cabeceira 17 R do aeroporto de Congonhas.
Eu quero esclarecer para os jornalistas e demais interessados, o que está ERRADO na divulgação que fizeram sem conhecimentos técnicos.
Os fatos.
(Clique na fugura abaixo)
A pista PRINCIPAL do aeroporto de Congonhas está INTERDITADA até amanhã 20 JULHO 2007.
A pista AUXILIAR é que está em OPERAÇÃO.
Existe ILS = sistema de aproximação por instrumentos somente para as cabeceiras da Pista PRINCIPAL.
Não existe qualquer Auxílio para POUSO nas cabeceiras da Pista Auxiliar.
O piloto pode usar a RAMPA DE PLANEIO do sistema ILS das cabeceiras da Pista PRINCIPAL, mas terá que DESVIAR para o Eixo da Pista AUXILIAR e tentar o pouso, assim que atingir a altitude mínima de descida = MDA recomendada na carta de Aproximação para pouso SEM Instrumentos de Precisão.
O piloto poderá fazer uma aproximação em linha reta para as cabeceiras da Pista Auxiliar, sob Vetoração Radar proporcionada pelo Controlador de Tráfego Aéreo, mas isto não é possivel porque NÃO existe qualquer Auxílio à navegação para pouso nas cabeceiras da Pista Auxiliar.
Veja na imagem o layout dos trajetos que têm que ser cumpridos enquanto a Pista PRINCIPAL continuar INTERDITADA.
A INFRAERO informou hoje, de uma maneira LEVIANA que o Fokker 100 arrremeteu porque estava numa altitude excessiva.
Não é verdade, o piloto arremeteu porque a carta de Pouso de Não-Precisão para as cabeceiras da Pista Auxiliar, está informando que se o piloto não avistar pelo menos as luzes de cabeceira da pista em uso, ele deve arremeter, no caso de estar "tomando emprestado" a Rampa de Planeio da cabeceira da Pista Principal, na altitude estipulada como MDA = Minimum Descent Altitude.
O traçado verde representa o sistema ILS CAT 1, no qual o piloto poderá descer até 200 pés, na Rampa de Planeio.
O traçado amarelo representa, o uso da Rampa de Planeio até o Shopping Ibirapuera, se então for vista a pista, desvia-se para o Eixo da Pista Auxiliar e tenta-se o pouso. Isto somente poderá ser feito com absoluta visão da pista.
O traçado cyan representa uma aproximação direta, que não é praticada, por não ser AUTORIZADA e oferecer grande risco.
A pista PRINCIPAL do aeroporto de Congonhas está INTERDITADA até amanhã 20 JULHO 2007.
A pista AUXILIAR é que está em OPERAÇÃO.
Existe ILS = sistema de aproximação por instrumentos somente para as cabeceiras da Pista PRINCIPAL.
Não existe qualquer Auxílio para POUSO nas cabeceiras da Pista Auxiliar.
O piloto pode usar a RAMPA DE PLANEIO do sistema ILS das cabeceiras da Pista PRINCIPAL, mas terá que DESVIAR para o Eixo da Pista AUXILIAR e tentar o pouso, assim que atingir a altitude mínima de descida = MDA recomendada na carta de Aproximação para pouso SEM Instrumentos de Precisão.
O piloto poderá fazer uma aproximação em linha reta para as cabeceiras da Pista Auxiliar, sob Vetoração Radar proporcionada pelo Controlador de Tráfego Aéreo, mas isto não é possivel porque NÃO existe qualquer Auxílio à navegação para pouso nas cabeceiras da Pista Auxiliar.
Veja na imagem o layout dos trajetos que têm que ser cumpridos enquanto a Pista PRINCIPAL continuar INTERDITADA.
A INFRAERO informou hoje, de uma maneira LEVIANA que o Fokker 100 arrremeteu porque estava numa altitude excessiva.
Não é verdade, o piloto arremeteu porque a carta de Pouso de Não-Precisão para as cabeceiras da Pista Auxiliar, está informando que se o piloto não avistar pelo menos as luzes de cabeceira da pista em uso, ele deve arremeter, no caso de estar "tomando emprestado" a Rampa de Planeio da cabeceira da Pista Principal, na altitude estipulada como MDA = Minimum Descent Altitude.
O traçado verde representa o sistema ILS CAT 1, no qual o piloto poderá descer até 200 pés, na Rampa de Planeio.
O traçado amarelo representa, o uso da Rampa de Planeio até o Shopping Ibirapuera, se então for vista a pista, desvia-se para o Eixo da Pista Auxiliar e tenta-se o pouso. Isto somente poderá ser feito com absoluta visão da pista.
O traçado cyan representa uma aproximação direta, que não é praticada, por não ser AUTORIZADA e oferecer grande risco.
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