sexta-feira, 27 de julho de 2007

BEM VINDO AO BRASIL QUE GRITA!!!

OS CONSPIRADORES

Outro dia fui almoçar com o escritor Rubem Alves e ao contar o que eu vinha fazendo no sentido de “despocotizar” o Brasil, ele disse que eu era um "conspirador". E que precisamos de conspiradores.

Gostei do rótulo: “conspirador”. Gente que está nos bastidores discutindo, propondo, fazendo cabeças, montando estratégias que um dia – e quem sabe quando será esse dia? – poderá fazer parte da ação. De uma ação que tenha nascido exatamente da inteligência de um grupo de conspiradores.

Nestes dias especialmente conturbados, estamos vendo a indignação crescer e muita gente disposta a partir para o confronto. Gente que a todo momento atira pedras naqueles que, sob seu entendimento, só escrevem a respeito, só reclamam e jamais partem para a ação efetiva. Gente que questiona a atuação de muitos através da internet.

Considero essas críticas superficiais e injustas. Veja só: antes da internet só tínhamos oportunidade de conspirar com os vizinhos, os primos e meia dúzia de amigos. Hoje conspiramos com o mundo. Eu, por exemplo, aperto um botão e coloco uma reflexão diante dos olhos de 25 mil pessoas toda sexta de manhã. Essas 25 mil multiplicam-se não sei por quanto... E recebo depois muitos e-mails. Da professora que leu o texto na sala de aula, do professor que usou minha reflexão para um trabalho com os alunos, da secretária que grudou as palavras no mural da empresa, do empresário que tirou cópias e distribuiu entre seus funcionários, do rapaz de reenviou para toda sua lista de amigos, da menina que colocou no fórum XYZ para discussão, do editor que publicou no jornal de bairro daquela cidade do interior, do radialista que leu no rádio...
E de gotinha em gotinha vamos enchendo o copo. Não é possível que ações como estas, repetidas ao longo de cinco, seis, 10 anos, não contribuam para fazer umas cabecinhas.

O outro são as mobilizações que começam a acontecer. Já recebi pelo menos seis convites para ir às ruas em manifestações contra o descaso e a corrupção. Nesta sexta feira, 27 de julho, uma campanha nacional chamada CANSEI!, assinada pela OAB, será lançada. Com filmes na tv, spots nas rádios, anúncios em revistas e jornais convocando o Brasil para parar durante um minuto no dia 17 de agosto às 13 horas. Uma mobilização nacional, provocada pela gota d´água que foi a queda do avião da TAM, capaz de mostrar que os brasileiros estão de saco cheio e dispostos a transformar sua indignação em ação.

É o grito surgindo. Em silêncio.

Pela primeira vez os órgãos de imprensa manifestam interesse em aderir a uma ação em massa, não apenas noticiando, mas servindo como veículo de motivação à ação. Ações parecidas estão acontecendo por todo o país, pela primeira vez agregando empresários, industriais, mídia, associações civis, artistas e o que mais vocês puderem imaginar. É claro que vai aparecer um monte de gente dizendo que isso é coisa "dazelite", da “direita” que quer a volta do “neoliberalismo”. Vão dizer que é perseguição ao Lula e usar todos aqueles argumentos de quem não quer ver nada acontecendo... Mas é uma mobilização como não temos desde o início dos anos noventa. Da qual você pode participar. E depois dessa vêm outras, que nós podemos provocar...

Resumo: cada um fazendo um pouquinho, conspirando, combatendo o sistema de dentro dele, de forma pacífica e construtiva. Essa é a forma inteligente de agir. Mas exige paciência.

Mais paciência? Sim senhor. Sair à rua armado para o confronto não vai dar certo. “Eles” são mais sujos, mais armados, mais brutos e mais malvados. Só podem ser vencidos pela inteligência. E nem vão perceber... Mas isso é coisa de conspirador.Bem-vindo ao Brasil que grita.

Luciano Pires

Nenhum comentário: