quinta-feira, 19 de julho de 2007

BEM LEMBRADO - DUAS OPÇÕES

Depois de assistir à fita comparando o pouso normal de um Airbus com o que se acidentou ontem em Congonhas, recebi duas sugestões de gente que pode saber muito mais das coisas do que iamgine nossa vã filosofia:

PRIMEIRA:

Primeira prova técnica de que o avião Airbus TAM 3054 estava com velocidade acima da normal durante o pouso para a mesma parte da pista. Primeiro podemos ver um Airbus pousando normalmente e o percurso é percorrido aproximadamente em 7 segundos. Segundo, pode ser observado, 3 minutos depois, o pouso do TAM 3054, durante a tentativa do pouso, percorrendo a mesma parte da pista, em apenas 3 segundos.

Em 3 minutos muita coisa pode acontecer em termos de aproximação final: microburst, inversão de componente de vento para vento de cauda, etc..

O melhor indício é de que o Pilot-Flying ao apertar os pedais de freios, não encontrou pressão suficiente, mas mesmo assim tentou parar o avião. Numa situação como esta, eu pousei no aeroporto Santos Dumont, mas eu já sabia, no ar ainda, que não teria freios com pressão hidráulica durante o pouso - tive que usar o freio de emergência, que é manual e é aplicado com gás comprimido.


SEGUNDA:


Há poucos instantes a Rede Bandeirantes e a Globo passaram um video da "Infraero" mostrando o avião da TAM passando rápido demais na pista. O Vídeo da Band mostra um clarão vermelho, e em seguida, um clarão muito maior, que seria o da explosão do avião quando do choque contra o depósito. O Jornal Nacional mostra a imagem primeiro de um avião na pista, pousando lentamente, em 11 segundos, contra a imagem do avião 3054 da TAM que passou por ela em apenas 3 segundos. A Reportagem é feita de modo a dar a entender que a pista escorregadia ou curta demais de Congonhas nada teve a ver com a acidente.

A questão para mim é essa: a imagem do avião desastrado é real ou é acelerada? Da KGB , que teve 24 horas para se defender , eu espero qualquer coisa, inclusive um video fajuto. E o nada é o que vai acontecer.

Um comentário:

deia disse...

Não sou expert em coisa alguma, mas logo que falaram dos problemas da pista como causa do acidente, comentei no Globo online que culpariam o piloto de alguma forma e depois culpariam até as vítimas por viajarem muito e lotar o avião, tudo para safar o Apedeuta e sua quadrilha no poder. Dito e feito!

Não acredito MESMO em vídeo nenhum tentando tirar a culpa destes imorais. Sempre culpam o piloto??? A bagunca nos aeroportos também é culpa dos pilotos e da populacão que viaja demais??? Que por sinal, seria mesmo muito bom se todos parassem de viajar porque só tomarão providências quando atingir os bolsos desta corja, antes disto, continuarão assassinando passageiros.

Estou cansada da patifaria deste desgoverno imoral, corrupto, mentiroso. Temos mais é que ir para as ruas protestar, parar tudo.