sábado, 21 de julho de 2007

NOTÍCIAS RECENTES - IMPRENSA

LÍDER TUCANO PEDE SAÍDA DE MAG
Fonte: DIEGO CASA GRANDE

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Pannunzio (SP), pediu em nota a demissão do assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia. Ele disse que a gravação é a primeira manifestação pública do governo Lula a respeito do caso do acidente da TAM. "Não há desculpa que justifique a cena. Não há atitude que redima o desrespeito com uma nação inteira. Demissão imediata do ministro é o mínimo que o presidente Lula pode fazer para mostrar que ainda temos governo", considerou o tucano.
O relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), também criticou o assessor de Lula. "Qualquer manifestação precisa apresentar propostas para solucionar problemas. Não é momento de comemorar absolutamente nada", disse o petista.

COMENTÁRIOS:

NÃO IMPORTA O CARGO QUE MAG OCUPE OU DEIXE DE OCUPAR. ELE PODE ATÉ NÃO TER CARGO NENHUM NO GOVERNO, MAS ELE É REALMENTE A EMINÊNCIA PARDA QUE GOVERNA POR TRÁS DA CANETA ESTULTA DE LULA.
É O COORDENADOR DO FORO DE SÃO PAULO DESDE A SUA FUNDAÇÃO LÁ EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980.
MAG - O CHAMADO 'SARGENTO GARCIA' SÓ SERÁ 'AFASTADO DO GOVERNO QUANDO TODA A QUADRILHA PETISTA FOR ALIJADA DO PODER. VOCÊ DUVIDA?
ENTÃO LEIA MAIS SOBRE ELE E A HISTÓRIA DAS ÚLTIMAS QUATRO DÉCADAS DO BRASIL.


Pane no Cindacta de Manaus atrasa vôos em todo o país; situação é pior no Norte e Nordeste

GABRIELA GUERREIRO
CLAYTON FREITAS
da Folha Online, em Brasília e SP
Texto atualizado às 15h56
Uma pane no sistema de comunicação do Cindacta-4, de Manaus, na madrugada deste sábado provocou problemas nos pousos e decolagens de vôos internacionais. A pane, já controlada, gerou reflexos, como atrasos e cancelamentos em quase metade dos vôos programados para este sábado.

O presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), brigadeiro José Carlos Pereira, disse que a pane durou duas horas e já foi solucionada.

"Eu fui avisado que houve um colapso elétrico e o sistema saiu do ar, com radares e comunicações, por cerca de duas horas. Isso gerou atrasos em vários aeroportos na região controlada pelo Cindacta-4", afirmou.

A pane afetou vários vôos que chegavam ou saíam do país. Dois vôos da American Airlines que saíram de Cumbica (Guarulhos) com destino a Miami (EUA) nesta madrugada tiveram de fazer um pouso técnico (não programado) no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Após a reabilitação do sistema, os vôos seguiram, respectivamente, às 5h40, e 5h52.

O presidente da Infraero disse que nenhum incidente foi registrado diante da pane identificada no controle aéreo. O Cindacta-4 controla o tráfego aéreo nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Efeito cascata

O presidente da Infraero admitiu que além de atrasar todos os vôos que têm ligações com a região Norte do país, a pane provocou reflexos em outros aeroportos do país. "Todo tráfego aéreo que tem alguma conexão com a Amazônia foi afetado", disse.

Balanço registrado pela Infraero neste sábado mostra que 41,7% dos 949 vôos programados entre 0h e 14h30 estavam com atrasos de mais de uma hora. Outros 10,6% tinham sido cancelados.

A situação é pior nos aeroportos das regiões Norte e Nordeste do país. No aeroporto de Belém (PA), 85,7% dos vôos programados para ocorrerem até as 14h30 tinham atrasos de mais de uma hora. Outros 4,7% foram cancelados. Em Recife (PE), os atrasos atingiam 58,8% dos vôos. Em Guarulhos, 37,4% dos vôos estavam atrasados.

Neblina

No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), 84,8% dos vôos programados para ocorrerem até as 14h30 estavam atrasados e 6% foram cancelados.

O aeroporto foi fechado por conta de uma neblina, que interrompeu as partidas e descidas das 6h39 às 7h41. As operações de decolagem foram retomadas a partir das 7h41 e o mau tempo interrompeu novamente as operações a partir das 8h40. Às operações de pouso e decolagem retomadas com o auxílio de equipamentos às 10h55.
Congonhas

Em Congonhas, palco do maior acidente da história da aviação do país, 17,1% dos vôos programados para o período da 0h às 14h30 estavam com atrasos com mais de uma hora. Outros 24,3% dos vôos foram cancelados.

Na última terça-feira um acidente com o Airbus-A320 da TAM que fazia o vôo 3054 matou cerca de 200 pessoas. A aeronave havia decolado de Porto Alegre com 187 ocupantes e, sem controle, atravessou a pista de pouso, a avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM Express. Equipes de resgate permanecem no local em busca das vítimas. Foi o maior acidente da aviação brasileira.

A partir de hoje, o Corpo de Bombeiros passa a contar com a ajuda de cães farejadores na busca das vítimas.

Segundo o capitão Mauro Lopes, os cães serão utilizados no prédio da esquerda do complexo, onde estão concentrados os trabalhos de busca. A utilização dos animais, segundo o capitão, é necessária pois os homens não conseguem acessar partes das lajes. 'No entanto, elas só irão entrar caso a estrutura propicie isso', afirmou Lopes.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal pediu a interdição do aeroporto de Congonhas invocando, como que antevendo a tragédia da última terça-feira, a insegurança da sua pista principal.
Com FABIANA FUTEMA, editora de Brasil da Folha Online
Foi atendido pelo juiz Ronald de Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, que proibiu o pouso e decolagem dos aviões Fokker-100 e Boeings 737-300 e 737-800.
Essa decisão, no entanto, foi cassada pelo desembargador Antônio Cedenho, do TRF3, para quem "proibir o pouso das aeronaves fere os princípios da razoabilidade e da continuidade dos serviços públicos".
Não valorizou nenhum dos motivos, nem as provas, apresentadas pelos promotores federais.
Eu proponho que os meios de comunicação divulguem o nome, o telefone e o endereço desse desembargador, para que os familiares das vítimas dessa tragédia cobrem dele razoabilidade nas decisões que toma.

Silvio de Barros Pinheiro.

Padrões de segurança
Revista Consultor Jurídico, 16 de fevereiro de 2007
Trânsito de Fokker e Boeing em Congonhas está ameaçado
A pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pode voltar a ficar interditada para pouso e decolagem dos aviões Fokker-100 e Boeings 737-700 e 737-800 no dia 28 de fevereiro. Para que isso não aconteça, a Agência Nacional de Aviação Civil deve apresentar um relatório com dados técnicos sobre o peso destes modelos de aviões à desembargadora Cecília Marcondes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Se elas estiverem fora dos padrões de segurança, a pista fica fechada para o trânsito dessas aeronaves.
Na semana passada, o desembargador Antônio Cedenho do TRF-3 revogou uma decisão que proibia a operação desses aviões em Congonhas. O Ministério Público recorreu. A desembargadora pediu o relatório à Anac.
Para o desembargador Antônio Cedenho, proibir o pouso das aeronaves fere os princípios da razoabilidade e da continuidade dos serviços públicos. Ele destacou, contudo, que deve continuar “o procedimento de interrupção das operações de pouso no Aeroporto de Congonhas na ocorrência de precipitação pluvial” — quando a pista tiver poças d’água com lâmina igual ou superior a 3mm, independentemente da extensão.
A decisão de proibir a operação com os três modelos de avião partiu do juiz Ronald de Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, no dia 5 de fevereiro. Se a decisão não fosse cumprida, a Anac teria que pagar multa de R$ 5 mil por pouso.
À Agência Estado, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que não recebeu intimação oficial da nova decisão da desembargadora Cecília Marcondes do TRF-3. No entanto, afirma que já estão sendo avaliadas as possibilidades e as alternativas no caso de a decisão ser mantida.


Ministério Público pede interdição parcial do Aeroporto de Congonhas
(NOTÍCIA DE FEVEREIRO!!!)
Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou hoje (24) com ação civil pública pedindo à Justiça Federal que a pista principal do Aeroporto de Congonhas seja interditada e todos os pousos e decolagens sejam suspensos até a conclusão da reforma já anunciada pela Infraero.

Na avaliação do MPF, a interdição é urgente. Para os autores da ação, os procuradores da República Fernanda Taubemblatt e Márcio Schusterschitz, “não há suficiente segurança para que o aeroporto continue operando com chuva em razão da formação de lâminas de água na pista”. A ação do MPF não atinge a pista secundária, mas pede que seu uso “seja adequado às suas limitações e condições”.

Os procuradores recomendaram que a Justiça transfira os vôos previstos para os aeroportos internacionais de Viracopos, em Campinas, e de Guarulhos, em São Paulo. E que, diferente do que foi recomendado pela Anac durante audiência pública realizada no dia 10, o horário de funcionamento do aeroporto de Congonhas não seja prolongado.

A ação foi apresentada um dia após o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, anunciar que a licitação para a execução da remodelação da pista principal deverá ser aberta ainda esta semana. Pereira afirmou que, depois de licitada, a obra só começaria quando fosse concluído o recapeamento da pista secundária, serviço que esperava iniciar no início de fevereiro e que deve durar cerca de 120 dias.

Na avaliação do MPF, as insuficiências do sistema de drenagem colocam em risco as vidas de passageiros, tripulantes e de moradores das vizinhanças. Na inicial da ação, Taubemblatt e Schusterschitz argumentaram que “o deslizamento das aeronaves é gravíssimo, pois retira do piloto o controle da aeronave, podendo causar acidentes pela impossibilidade de frenagem”. E concluem: “Considerando a inexistência de áreas de escape no aeroporto, a possibilidade de que uma dessas aeronaves deslize para fora do aeroporto atingindo uma das avenidas que o circundam é realmente palpável”.

O MPF lembra que, entre março de 2006 e janeiro deste ano, aconteceram quatro derrapagens. Em uma delas, segundo o MPF, um avião quase atingiu a Avenida Washington Luís, principal eixo de ligação entre as zonas sul e norte da capital paulista.

A ação é movida contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero. Até o fim da tarde de hoje, ambas declaravam ainda não terem sido oficialmente notificadas. A Infraero disse que tomará as medidas cabíveis tão logo a ação seja analisada por seu departamento jurídico.

Fuselagem vai para os EUA no lugar de caixa-preta
Thaysa Greco
Direto de São Paulo
Redação Terra
Uma das duas caixas-pretas recolhidas pela Aeronáutica no local do acidente com o Airbus 320 da TAM era na verdade um pedaço da fuselagem do avião, de acordo com nota divulgada pela Força Aérea Brasileira.

A National Transportation Safety Board (NTSB), órgão dos Estados Unidos responsável por segurança de vôo que vai analisar o conteúdo das caixas, recebeu duas supostas caixas-pretas. Testes mostraram que uma delas não era um equipamento de gravação de voz.

A segunda caixa-preta foi encontrada pelo bombeiros na madrugada deste sábado e segue para os Estados Unidos ainda hoje.

A Aeronáutica justificou o fato afirmando que ele ocorreu devido à deformação sofrida pelo material durante o acidente.

REVISTA ELETRÔNICA SLATE DIZ QUE A TAM É A PIOR EMPRESA AÉREA DO MUNDO
Fonte: videversus
19/07/2007 - 22h39 - Atualizado em 19/07/2007 - 22h50
A respeitada revista on-line norte-americana Slate (http://slate.com/) publicou nesta quinta-feira, na seção de Finanças e Negócios, artigo da escritora Elizabeth Spiers relatando os dissabores que a levaram a titular com tal ênfase a companhia brasileira: A TAM é a pior empresa aérea do mundo venho dizendo desde abril, escreve Elizabeth Spiers

Lula pede serenidade e rejeita injustiça na investigação do acidente
RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira serenidade aos brasileiros em relação ao pacote de medidas que o governo vai implantar para controlar a crise do tráfego aéreo do país. A decisão de falar à nação ocorre três dias depois do acidente com o avião da TAM, na terça-feira (17), o maior da história do país.

"Peço serenidade a todos os brasileiros. Nosso sistema aéreo, apesar dos investimentos que fizemos na expansão e na modernização de quase todos os aeroportos brasileiros, passa por dificuldades. E seu maior problema hoje é a excessiva concentração de vôos em Congonhas", disse ele.

Repetidas vezes, Lula afirmou que o sistema de tráfego aéreo brasileiro é seguro. "O nível de segurança do nosso sistema aéreo é compatível com todos os padrões internacionais. Não podemos perder isso de vista. "

Lula fez questão de lembrar que determinou à Aeronáutica e Polícia Federal que investiguem as causas do acidente. "Todas as hipóteses serão examinadas. Não se pode condenar ou absolver quem quer que seja com base em opiniões apressadas. Não se deve abandonar nenhuma linha de investigação por antecipação. Estou seguro de que, em breve, o país terá as informações que precisa e merece."

Nos últimos dias, cresceu a pressão dentro do Planalto pela demissão do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, e do ministro da Defesa, Waldir Pires. Parlamentares da oposição e aliados criticam os dois por não conseguirem resolver a crise aérea. Mas Lula disse que não vai cometer "injustiças".

"Na apuração dos fatos, estamos trabalhando com rigor e serenidade, sem precipitações. Rigor para conhecer a verdade. Serenidade para não cometer injustiças. Da mesma forma que não podemos ficar impassíveis perante a dor e os riscos à segurança dos brasileiros, não podemos tomar atitudes precipitadas", disse.

Medidas

Lula afirmou que o governo já está tomando todas as medidas para "diminuir os riscos de novas tragédias".

Ele contou algumas medidas anunciadas hoje pelo Conac (Conselho de Aviação Civil) para isso, como redução do fluxo aéreo em Congonhas, construção de um novo aeroporto em São Paulo, intensificação das medidas de modernização do controle de tráfego aéreo e exigência de que as companhias aéreas tenham aeronaves e tripulações para ser acionadas em caso de necessidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu achoq é muito dificilpqeesoa perderem seus familiares num acidente de avião pq muitas pessoas confiam em deixar seus filhos tão seguros irem viajar para quando chegarem, chegarem,mortos mais então espero q as pessoas q perderam uma parte de sua familia q não desista da vida pq um dia nos tbm morreremos entaumé só isso q eu Raissa falo
obrigada pela atenção!!!!!